segunda-feira, 22 de outubro de 2007



Sor espero que tu goste :D

Beijos Bruna Jessica e Thaís!!

Efeito estufa õ/



Efeito estufa*


O efeito estufa (ou efeito de estufa, como se diz em Portugal) é um processo que ocorre quando uma parte da radiação solar refletida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como conseqüência disso, a temperatura da Terra fica retida e não é liberada ao espaço,permanecendo maior do que seria na ausência desse gases. O efeito estufa dentro de uma determinada faixa é de vital importância pois, sem ele, a vida como a conhecemos não poderia existir.

TIPOS DE CLIMA DO MUNDO->Clima Temperado ;)


Clima Temperado*

Uma região que possui um clima temperado tem uma temperatura que varia regularmente ao longo do ano, com a média acima de 10º C, nos meses mais quentes e entre -3º e 18º C, nos meses frios. Possuem quatro estações bem definidas: um verão relativamente quente, um outono com temperaturas gradativamente mais baixas com o passar dos dias, um inverno frio, e uma primavera, com temperaturas gradativamente mais altas com o passar dos dias. Umidade depende da localização e condições geográficas de uma dada região.
Nas regiões dos oceanos localizadas em regiões de climas temperados, diz-se que possuem águas temperadas.

Clima frio polar




Clima frio polar*


O clima polar (ou clima glacial) ocorre nas costas eurasianas do Ártico, na Groenlândia, ao norte do Canadá, no Alasca e na Antártida.
As temperaturas médias são muito baixas e ficam em torno de -30 ºC. No verão chegam aos -10 ºC e no inverno podem alcançar os -50 ºC. São regiões de ventos intensos e que ficam cobertas de neve a maior parte do ano. No inverno há dias em que o Sol não nasce, e certos dias no verão ele não se põe. Também é um clima que apresenta altas amplitudes térmicas.

Clima Equatorial


Clima equatorial*
O Clima equatorial é um tipo de clima caracterizado pela alta média de temperatura e pela alta pluviosidade (ultrapassa 2000 mm de chuvas anuais).
Regiões que apresentam esse tipo de clima são cruzadas pela linha do Equador, devido a isso, recebeu o nome de "equatorial". Essas regiões apresentam uma floresta bem densa, a floresta equatorial, tendo como exemplo, a Amazônia que possui um clima com chuvas freqüentes durante todo o ano.
O clima é quente e muito úmido. Praticamente só tem uma estação: verão.

Clima desértico*


As principais características do clima desértico são: a pequena quantidade de chuvas e a grande amplitude térmica. Ocorre tanto em áreas tropicais como em áreas temperadas.Clima quente e muito seco, com índices pluviométricos inferiores a 250mm anuais. Devido à aridez, de dia a temperatura chega a 45°C e a noite -5°C.

Placas Tectônicas x]


Placas Tectônicas*
Placas Tectônicas são uma teoria da geologia desenvolvida para explicar o fenómeno da deriva continental, sendo a teoria actualmente com maior aceitação entre os cientistas que trabalham nesta área. Na teoria da tectónica de placas a parte mais exterior da Terra está composta de duas camadas: a litosfera, que inclui a crusta e a zona solidificada na parte mais externa do manto, e a astenosfera, que inclui a parte mais interior e viscosa do manto. Numa escala temporal de milhões de anos, o manto parece comportar-se como um líquido super-aquecido e extremamente viscoso, mas em resposta a forças repentinas, como os terramotos, comporta-se como um sólido rígido

Massa de ar


Massa de ar é uma parcela extensa e espessa da atmosfera, com milhares de quilômetros quadrados de extensão, que apresenta características próprias de pressão, temperatura e umidade, determinadas pela região na qual se originam. Devido às diferenças de pressão, as massas de ar que compõem a atmosfera, estão em constante movimento.

Os deslocamentos dessas massas ocorrem de uma área de alta pressão (Baixa temperatura e alta densidade) para uma área de baixa pressão (Temperatura alta e densidade baixa), por causa da diferença de temperatura atmosférica, que produz uma diferença de densidade resultando em uma diferença de pressão.


Frente é uma zona de transição entre duas massas de diferentes densidades e temperaturas, causando uma grande mudança nas variáveis meteorológicas.
Visto que a frente é uma zona de transição entre duas massas de ar, deve existir um limite entre elas, chamada superfície ou zona frontal. Na realidade, às vezes, esta transição pode ser muito abrupta devido ao intenso gradiente de densidade.

Vulcões Ativos no Mundo


Estima-se que existam atualmente 1.500 vulcões ativos no mundo, 550 em terra e o restante no oceano. Algumas regiões do planeta estão sendo monitoradas continuamente em relação à atividade vulcânica, como o Alasca, a Islândia, a Indonésia, o Equador, o Japão, a Itália e, mais recentemente, o México. Na Itália há cinco vulcões "preocupantes"; no Japão, oitenta e seis... E o número de erupções no mundo vem aumentando já há tempos.
;)

Deriva Continental


Deriva Continental*




Teoria criada pelo meteorologista Alemão, Alfred Wegener, na qual ele afirmou que há aproximadamente 200 milhões de anos atrás não existia separação entre os continentes, ou seja, havia uma única massa continental, chamada de Pangéia e existia um único Oceano Pantalassa. Depois de milhões de anos houve uma fragmentação surgindo dois megacontinentes chamados de Laurásia e Godwana, e partir daí os continentes foram se movendo e se adequando as configurações atuais. O ponto crucial para o desenvolvimento da teoria da Deriva Continental, que na sua essência significa movimentação dos continentes, ou ainda que as placas se movem, é que a Terra não é estática. Então Wegener percebeu que a costa da África possuía contorno que se encaixava na costa da América do sul. Outro vestígio que reforça a teoria foi a descoberta de fósseis de animais da mesma espécie nos dois continentes, pois seria impossível esses animais terem atravessado o Oceano Atlântico, a única explicação é que no passado os dois continentes se encontravam juntos.

Tipos de Rochas *

Existem três tipos básicos de rochas e é muito importante saber reconhecê-las para entendermos como se formam os fósseis e onde será mais fácil encontrá-los.

Rochas sedmentares*
Elas cobrem cerca de 2/3 da área dos continentes e a maior parte do fundo dos oceanos.
Quando as rochas são atingidas pelos agentes do tempo como o vento,a chuva,o gelo,elas se desagregam,liberando pequenas partículas das rochas,ou se dissolvem e são carregadas pelas águas,pelo vento,para outos locais mais baixos,como planícies, lagos,e mares.Ali estas partículas vão se acumulando em camadas,e vão se compactando formando arenitos e conglomerados.Quando a rocha esta dissolvida na água,ela pode precipitar no fundo dos mares,formando os calcáreos.Como exemplos de rochas sedmentares temos os caláreos,os arenitos ,os evaporitos ,etc.


Rochas Ígneas
O nome destas rochas vem do latim ignis (=fogo).
Elas são formadas pelo resfriamento de uma massa de rocha derretida que existe no centro da Terra. Esta massa chama-se magma e ás vezes é expelida para a superfície soterrando o que quer que esteja em sua frente(como a lava dos vulcões, por exemplo) e acaba se resfriando e endurecendo (Extrusivas), outras vezes o magma acaba se solidificando no subterrâneo mesmo (Intrusivas).
Como exemplos de rochas ígneas temos os basaltos, os granitos, o quartzo monasítico e a obsidiana.

Litosfera


Litosfera*


A litosfera é a camada sólida mais externa do planeta Terra, constituída por rochas e solo. É também denominada como crosta terrestre.
É um dos três principais grandes ambientes físicos da Terra, ao lado da hidrosfera e da atmosfera, que, na sua relação enquanto suportes de vida, constituem a biosfera.

Clima Semi-Árido


Semi-Árido *

O clima semi-árido é um clima brasileiro presente nas regiões Nordeste e Sudeste.
É definido por quatro dos principais sistemas de circulação atmosférica. Ao passarem pela região, provocam longos períodos secos e chuvas ocasionais concentradas em poucos meses do ano. As altas temperaturas com pequena variação interanual exercem forte efeito sobre a evapotranspiração que, por sua vez, determinam o déficit hídrico como o maior entrave à ocupação do semi-árido e ressaltam a importância da irrigação na fixação do homem nas áreas rurais da Região Nordeste em condições sustentáveis.
A programação de pesquisa relacionada ao clima estuda os parâmetros agrometereológicos que afetam o desenvolvimento e rendimento das culturas – em particular aqueles relacionados com o suprimento de água para os processos metabólicos das plantas. Estudos têm sido realizados para estimar índices de evapotranspiração que são essenciais para um programa de irrigação. Os estudos abrangem as culturas da manga, banana, goiaba, acerola e tâmara.

Clima Tropical de Altitude


Clima Tropical de altitude*


Tropical de altitude é um tipo climático que predomina nas partes altas do Planalto Atlântico do Sudeste, estendendo-se pelo centro de São Paulo , e vai até o centro-sul de Minas Gerais, incluindo áreas serranas do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Apresenta temperaturas médias entre 15ºC e 22ºC e amplitude térmica anual entre 7º C e 9º C.
O comportamento térmico é igual ao do clima subtropical, enquanto o comportamento pluviométrico é igual ao do clima tropical. As chuvas de verão são mais intensas devido à ação da massa tropical atlântica. No inverno, as frentes frias originárias da massa polar atlântica podem provocar geadas. Bons exemplos de cidades com clima tropical de altitude são Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, Campos do Jordão e São Carlos, em São Paulo, Nova Friburgo no Rio de Janeiro, e Domingos Martins, no Espírito Santo

Clima Tropical


Clima Tropical*


O clima tropical caracteriza-se pela existência de duas estações: a estação húmida e a estação seca. Na primeira predominam as baixas pressões equatoriais- monção marítima. Na segunda predominam as altas pressões sub-tropicais- monção terrestre. É um clima de transição entre o equatorial e o desértico quente, ou seja, à medida que nos afastamos do equador a estação húmida vai cedendo lugar à estação seca. No clima tropical húmido a estação húmida é mais prolongada que a estação seca. No clima tropical seco é o inverso.

HIDROGRADIA BRASILEIRA ->Bacia São Francisco


Bacia São Francisco*


A bacia do rio São Francisco é uma das doze regiões hidrográficas do território brasileiro.
A região abrange terras de 521 municípios, distribuídos em sete Unidades da Federação: Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Bahia, Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal.
O Rio São Francisco é o principal curso d'água da bacia, com cerca de 2.700 km de extensão e 168 afluentes.

Equatorial


Equatorial *


O Clima equatorial é um tipo de clima caracterizado pela alta média de temperatura e pela alta pluviosidade (ultrapassa 2000 mm de chuvas anuais).
Regiões que apresentam esse tipo de clima são cruzadas pela
linha do Equador, devido a isso, recebeu o nome de "equatorial". Essas regiões apresentam uma floresta bem densa, a floresta equatorial, tendo como exemplo, a Amazônia que possui um clima com chuvas freqüentes durante todo o ano.
O clima é quente e muito úmido. Praticamente só tem uma estação: verão.

Bacia Paraná²


Bacia Paraná*


A bacia do rio Paraná é uma das doze regiões hidrográficas do território brasileiro.
A região abrange uma área de 879.860 km², distribuídos em sete Unidades da Federação: Minas Gerais. Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e o Distrito Federal.
O Rio Paraná é o principal curso d'água da bacia, mas de grande importância também são seus afluentes e formadores como os rios Grande, Paranaíba, Tietê, Paranapanema, Iguaçu, dentre outros.

Caatinga¹


Caatinga* (do Tupi-Guarani: caa (mata) + tinga (branca) = mata branca)
É o único
bioma exclusivamente brasileiro, o que significa que grande parte do seu patrimônio biológico não pode ser encontrado em nenhum outro lugar do planeta. A caatinga ocupa uma área de cerca de 750.000 km², cerca de 11% do território nacional englobando de forma contínua parte dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e parte do Norte de Minas Gerais (Sudeste do Brasil).

Bacia Amazônica³


Bacia Amazônica*



A bacia amazônica é a maior bacia hidrográfica do mundo, com uma drenagem de 5,8 milhões de km², sendo 3,9 milhões no Brasil. Suas nascentes estão localizadas na Venezuela, Colômbia, Peru e Bolívia. No Brasil, abrange os Estados do Amazonas, Pará, Amapá, Acre, Roraima Rondônia e Mato Grosso. Como é atravessado pela linha do Equador, o rio Amazonas apresenta afluentes nos dois hemisférios do Planeta. Entre os principais afluentes da margem esquerda encontram-se o Japurá, o Negro e o Trombetas; na margem direita, o Juruá, o Purus, o Madeira, o Xingu e o Tapajós.

VEGETAÇÃO BRASILEIRA->Formação Litoranea (Mangue)


Mangue*


O mangue é um ecossistema costeiro, de transição entre os ambientes terrestre e marinho, característico de regiões tropicais e subtropicais.O Brasil tem uma das maiores extensões de manguezais do mundo. Estes ocorrem ao longo do litoral Sudeste-Sul brasileiro, margeando estuários, lagunas e enseadas, desde o Cabo Orange no Amapá até o Município de Laguna, em Santa.
=D

Cerrado x3


Cerrado*


Cerrado é um domínio fitogeográfico do tipo savana que ocorre no Brasil e em partes do Paraguai e na Bolívia, conhecido neste último como chaco. Exibe uma enorme biodiversidade vegetal e animal, patrimônio ameaçado pelo crescimento das monoculturas, como a soja, a pecuária extensiva, a carvoaria e o desmatamento causado pela atividade marceneira e por freqüentes queimadas, devidas tanto às altas temperaturas, quanto ao infortúnio do descuido humano

Campos ou Pradarias


Pradaria*

Pradaria é uma planície vasta e aberta onde não há sinal de árvores nem arbustos, com capim baixo em abundância. Estão localizadas em praticamente todos os continentes, com maior ocorrência na América do Norte. A pradaria brasileira é o campo. São regiões muito amplas e oferecem pastagens naturais para animais de pastoreio e as principais espécies agrícolas alimentares foram obtidas das gramíneas naturais através de seleção artificial.

Floresta Subtropical \o



Floresta Subtropical*


As florestas subtropicais são encontradas em um cinturão em torno do equador e nos sutrópicos úmidos, e são caracterizadsa por climas quentes, úmidos, com alta taxa de pluviosidade. As regiões subtropicais com baixa pluviosidade ou estações úmida e seca distintas abrigam florestas subtropicais secas de folhas largas e florestas subtropicais de coníferas.

Floresta Latifoliada Tropical o/


Floresta Latifoliada Tropical

A floresta latifoliada tropical cobria territórios consideráveis da faixa do Brasil oriental, estendendo-se desde o interior nordestino até o interior gaúcho, passando por São Paulo e Paraná. Até o Rio Grande do Sul ela deve ser classificada como subtropical, com espécies adaptadas a essas condições. A floresta latifoliada são os locais de povoamento mais antigos do Brasil, o que justifica o seu intenso desmatamento em toda a sua extensão. Os tipos de solo e clima diferentes em cada região fazem com que esse tipo de floresta tenha diferenciações sensíveis quanto à sua composição florística. Os climas sempre úmidos ou subúmidos, que correspondem às áreas de ocorrência dessa floresta, fazem com que sua vegetação seja densa com árvores de grande porte como a peroba, o cedro e o jacarandá; com folhagem semi-decídua, onde as épocas de estiagem (seca) do clima tropical ficam mais acentuadas (interior de São Paulo e Minas Gerais), e também folhagem sempre verde nas áreas de chuvas bem distribuídas (zona subtropical).

Planicies dos Pampas



Planície dos Pampas*


Pampas é um dos ecossistemas brasileiros encontrados no Rio Grande do Sul. É um ecossistema com vegetacao rasteira e onde é praticado muito a pecuária, pois seu relevo é suavemente ondulado, facilitando o gado ou o bovino a ficar mais gordo e sem músculos, produzindo então uma suculenta carne de boi.

Floresta Latifoliada Equatorial (6)


Floresta Latifoliada Equatorial *


Floresta Latifoliada Equatorial é o nome científico da maior floresta do mundo que ocupa cerca de 40% do território brasileiro e 7% da superfície da Terra, a Floresta Amazônica Ela abriga 20% das espécies de plantas e animais existentes no mundo. Nas águas de seus rios vivem cerca de 1.300 espécies de peixes. Uma das mais ricas biodiversidade e manancial genético do Planeta se encontra na Amazônia. muitas espécies selvagens ali existentes são desconhecidas da ciência. A floresta é tão densa que não dá para se caminhar nela sem o auxílio de um bom facão. Cerca de 25% de todas as drogas da medicina moderna saem de municípios inseridos na floresta, desde o quinino, que combate a malária, até drogas quimioterápicas usadas contra o câncer.

RELEVO BRASILEIRO -> Planicie Costeira õ/



Planície Costeira *


A Planície Costeira é uma extensa área de terras baixas e planas, situada ao longo do litoral, possuindo 620 km de comprimento e cerca de 100 km de largura. Sua formação remonta ao Cretáceo Inferior, época de abertura do Oceano Atlântico e nela encontra-se preservado o mais completo registro do Cenozóico dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Planicie do Pantanal *-*


Planície do Pantanal*


Ocupa a depressão onde correm o rio Paraguai e seus afluentes. Sua formação recente (Quaternário) apresenta baixa declividade, provocando grandes enchentes. As partes baixas, ocupadas por lagoas, são chamadas de baías e, as partes altas, de cordilheiras. Na época das cheias a região se transforma em um grande lago e a maior parte das cordilheiras fica submersa.

Planicie Amazônica |o|


Planicies Amazônica*

As Planícies e Terras Baixas Amazônicas são uma formação do relevo brasileiro, localizada na Região Norte do Brasil.
Embora sejam genericamente conhecidas como Planície Amazônica, a verdadeira planície apareça apenas margeando o rio Amazonas ou em pequenos trechos, em meio a áreas muito altas. Esse compartimento do relevo divide-se em: várzeas, tesos ou terraços fluviais e terra firme.

Planalto Meridional zo/


Planalto Meridional*


Está presente na maior parte da bacia dos rios Paraná e Uruguai, nas regiões Sudeste e Sul e extremidade sul do Centro-Oeste. É formado basicamente por terrenos sedimentares, recobertos, parcialmente, por derrames de lavas basálticas.
É formada pro duas partes:
Depressão Periférica: com terrenos areníticos, na divisa com o planalto Atlântico.
Planalto Arenito-Basáltico:formado por camadas alternadas de arenitos e lavas basálticas. Entre eles aparecem paredões abruptos chamados cuestas . O relevo é suavemente inclinado em direção ao rio Paraná, a oeste.

Planalto Atlântico zo/


Planalto Atlântico*

Planalto Atlântico – Ocupa o litoral desde a divisa Ceará/Piauí até o norte do Rio Grande do Sul. Na região Nordeste, predominam altitudes entre 200 e 500 m, com destaque para as chapadas e serras. Na região Sudeste tem suas maiores altitudes médias e aparecem os “mares de morros”, com formações características de “meias-laranjas” e “pães-de-açúcar” .

PLANALTO CENTRAL^^³

Planalto Central*
Planalto Central é a denominação habitual do grande platô que se estende pelos estados brasileiros de Goiás, Minas Gerais e porções dos estados de Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Com freqüência, o termo planalto central é também empregado para designar o espaço geográfico no qual se localiza o Distrito Federal.

Planalto Brasileiro õ/

Planalto Brasileiro*
O Planalto Brasileiro ocupa a maior parte do relevo do Brasil.
Sua altitude é variável entre 305 m e os 915 m, o altiplano é bastante erodido e cortado por várias cadeias montanhosas e numerosos vales. Parte do terreno restante é composto por planícies denominadas cerrados e grandes áreas cobertas de florestas.
Os planaltos são delimitados por escarpas*, onde o processo de desgaste ou degradação supera o de deposição de sedimentos.Podem apresentar várias feições, conjunto de morros, serras, colinas, chapadas e escarpas.

Planato das Guianas(y)³


Planalto das Guianas*

é uma região que tem uma formação do relevo do norte da América do Sul, localizada ao norte da Planicie Amozônica. Os planaltos são constituídos basicamente por terrenos cristalinos, cuja matéria-prima é destinada à fabricação de azulejos e asfaltamento de rodovias e ruas.